Resolução nº 22, de 27 de março de 2012
Dada por Resolução nº 21, de 18 de abril de 2023
ANEXO I
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ANEXO II QUADRO DE PESSOAL DOS CARGOS EFETIVOS DA CÂMARA MUNICIPAL | |||||
NIVEL | QUANT. | DENOMINAÇÃO | CHS | REQUISITOS | |
4 | 1 | Advogado | 20 | Ensino superior no curso específico com inscrição na OAB e conhecimento básico em informática. | |
3 | 3 | Assistente Legislativo | 40 | Ensino médio de nível técnico completo em administração, contabilidade, recursos humanos, secretariado, gestão pública ou áreas afins, com conhecimento básico em informática. | |
2 | 3 | Auxiliar Legislativo | 40 | Ensino médio completo com conhecimento básico em informática. | |
4 | 1 | Contador | 40 | Ensino superior no curso especifico com inscrição no órgão de classe da região e conhecimento básico em informática. | |
4 | 1 | Controlador Interno | 40 | Ensino superior nos cursos específicos de Economia, Ciências Contábeis, Administração ou Direito e conhecimento básico em informática. | |
2 | 1 | Motorista | 40 | Ensino médio completo com CNH Categoria “D” ou “E”. | |
1 | 2 | Zelador | 40 | Ensino fundamental completo. | |
ANEXO II
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ANEXO III
ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS PERMANENTES DO QUADRO DE PESSOAL DO PODER LEGISLATIVO
DENOMINAÇÃO DO CARGO: ADVOGADO
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Executar tarefas na área jurídica nos procedimentos judiciais, administrativos, e legislativo e às relações da Câmara com outros poderes e entidades. Prestar assessoramento aos vereadores. Elaborar e emitir Pareceres. Procuradoria da Câmara.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Procuradoria da Câmara na defesa dos interesses institucionais, nas hipóteses em que esta detiver personalidade judiciária, representando judicialmente a Câmara em processos judiciais, como autora, ré ou interessada, com a elaboração das peças e petições judiciais, defesas e recursos judiciais;
Acompanhar as Ações Judiciais em todas as suas fases, requerendo seu andamento através das petições específicas, para garantir seu trânsito legal até a decisão final do litígio;
Comparecer as Audiências postulando na defesa da Câmara para pleitear decisão favorável;
Prestar assessoramento, consultoria e orientação em assuntos jurídico-administrativos a todos os órgãos da Câmara;
Fixar a interpretação da legislação a ser uniformemente seguida pelos órgãos;
Orientar as Comissões Permanentes ou Temporárias em matéria jurídico-legislativa;
Dar orientação jurídica a Presidência, Diretorias, Controle Interno, em relação a assuntos internos e externos da instituição;
Examinar, elaborar e emitir pareceres dos procedimentos administrativos, licitatórios, financeiros e controle interno da Câmara;
Elaborar e analisar documentos jurídicos, processos jurídicos, procedimentos administrativos, licitatórios, financeiros, pareceres, contratos, convênios, acordos, ajustes, petições, contestações, memoriais e editais;
Dar consultoria em matéria de licitação e contratos, servidores públicos, bem como outras matérias que digam respeito à administração do Legislativo;
Participar de processos disciplinares, sindicâncias e licitatórios quando requisitado;
Elaborar e emitir pareceres;
Zelar pela guarda dos materiais e equipamentos de trabalho;
Executar outras atividades compatíveis com a função.
Requisitos:
Ensino superior no curso especifico com inscrição na OAB e conhecimento em informática.
ANEXO III
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DENOMINAÇÃO DO CARGO: ASSISTENTE LEGISLATIVO
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Desenvolver serviços e assessorias técnico-administrativos de seu setor, redigir, receber, instruir, encaminhar documentos, expedientes e processos; elaborar e redigir pareceres, despachos, informações,ofícios, relatórios e editais; analisar e consultar documentos; realizar atendimento ao público. Podendo assumir responsabilidades por gestão de pessoas e processos.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Assistir o superior nos serviços técnicos e administrativos de seu setor para auxiliar no desenvolvimento do mesmo;
Receber documentos, expedientes e processos, analisando-os, redigindo pareceres, despachos, informações e ofícios para assinatura do superior, a fim de dar andamento aos mesmos;
Executar serviços administrativos, de controles e outros inerentes ao setor;
Controlar prazos ou datas de vencimento de documentos e outros;
Prestar informações via telefone e/ou pessoalmente, com o intuito de transmitir aos interessados, normas, procedimentos e condutas inerentes ao setor;
Participar de comissões de qualidade, de segurança, de licitações, disciplinares e outras inerentes à atividade administrativa;
Acompanhar e/ou participar de reuniões, emitindo, quando necessário, pareceres técnicos e administrativos, objetivando atender solicitação superior;
Elaborar em computador planilhas, relatórios e demais rotinas do setor;
Efetuar cálculos, conferências e emissão de documentos;
Informar processos administrativos;
Alimentar banco de dados em computadores;
Arquivar e organizar documentos;
Atender ao público;
Zelar pela guarda dos materiais e equipamentos de trabalho;
Executar outras atividades compatíveis com a função.
Requisitos:
Ensino médio de nível técnico completo em administração, contabilidade, recursos humanos, secretariado, gestão pública e áreas a fins, com conhecimento em informática.
ANEXO III
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DENOMINAÇÃO DO CARGO: AUXILIAR LEGISLATIVO
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Executar serviços administrativos auxiliares, classificando e distribuindo processos e documentos, digitando pareceres, despachos, informações e relatórios, efetuar controle de documentos, bens patrimoniais, dados funcionais, cadastros, preencher formulários, atualizando fichários, arquivos, e bancos de dados, efetuar levantamento de informações.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Receber os diversos tipos de documentos do setor, distribuindo-os, a fim de agilizar o andamento dos trabalhos;
Protocolar a entrada e saída dos documentos do setor, garantindo o controle do manuseio dos mesmos;
- Efetuar serviços administrativos, redigindo, digitando e arquivando documentos, preenchendo relatórios, formulários e emitindo listagens com a finalidade de consulta e de controle;
Providenciar requisição de materiais e encaminhar ao devido setor, para que sejam adquiridos;
Atualizar os fichários e arquivos, classificando os documentos, controlando a entrada e saída de expedientes e processos visando manter atualizado o fluxo de documentação do setor;
Manter organizados e atualizados fichários e outros, classificando documentos em ordem alfabética ou outro sistema para possibilitar controle dos mesmos;
Efetuar cálculos simples e conferências numéricas;
Operar equipamentos diversos;
Atender pessoas e chamadas telefônicas, anotando ou enviando recados;
Atender público interno e externo;
Localizar documentos em arquivos;
Auxiliar em eventos/reuniões e outros;
Auxiliar na conferência de dados;
Executar serviços auxiliares nas áreas de pessoal, finanças, compras, contabilidade, controles e cadastro;
Expedir certidões de funcionamento;
Zelar pela guarda dos materiais e equipamentos de trabalho;
Executar outras atividades compatíveis com a função;
Requisitos:
Ensino Médio completo com conhecimento em informática.
ANEXO III
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DENOMINAÇÃO DO CARGO: CONTADOR
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Organizar e executar os serviços de contabilidade da Câmara. Contabilizar as operações que traduzam a situação orçamentária, financeira e patrimonial do Poder Legislativo Municipal.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Orientar técnica e administrativamente a Contabilidade da Câmara;
Controlar as transações financeiras;
Orientar a classificação correta das despesas;
Planejar o sistema de registros e operações, atendendo às necessidades administrativas e legais, para possibilitar controle contábil e orçamentário;
Orientar os servidores sobre normas ou modificações da prática contábil;
Elaborar boletins de tributos, efetuados pelos bancos, visando sua conferência;
Efetuar verificação periódica do numerário e valores depositados em bancos, a fim de exercer rigoroso controle;
Executar os serviços de escrituração das operações inerentes à Contabilidade Pública, objetivando demonstrar a situação orçamentária, financeira e patrimonial da Câmara;
Elaborar balanços e balancetes exigidos, demonstração do movimento por contas ou grupos de contas, de forma analítica ou sintética;
Organizar, elaborar e encaminhar as prestações de contas, a serem julgadas pelo Tribunal de Contas;
Revisar e assinar documentos de uso da contabilidade, para maior controle e agilização do serviço;
Realizar atividades de programação orçamentária e financeira e acompanhamento da execução do orçamento, tanto física quanto monetariamente;
Organizar os fluxos de caixa e fazer programações das obrigações a pagar aos fornecedores, prestadores de serviços e terceiros em geral, visando agilização do serviço e controle;
Informar diligências baixadas pelo Tribunal de Contas dentro de sua responsabilidade Técnico-Profissional;
Assinar balanços e demonstrativos de contas, observando sua correta classificação e lançamento, verificando a documentação pertinente para atender a exigência legal e formal de controle;
Analisar aspectos financeiros, contábeis e orçamentários da execução de contratos, convênios, acordos e atos que geram direitos e obrigações, verificando a propriedade na aplicação de recursos repassados, analisando cláusulas contratuais, dando orientação aos executores, a fim de assegurar o cumprimento da legislação aplicável;
Analisar os atos de natureza orçamentária, financeira e patrimonial, verificando sua correção para determinar ou realizar auditorias e medidas de aperfeiçoamento de controle interno;
Apuração, cálculo e registro de custos, em qualquer dos sistemas ou concepção, processados de forma manual, mecânico, informatizado ou outro qualquer, para a finalidade a que se destine;
Realizar estudos de impacto orçamentário-financeiro;
Realizar controle, avaliação e estudo da gestão econômica, financeira e patrimonial;
Efetuar análise dos balancetes e balanços, do comportamento das despesas e das variações patrimoniais;
Participar e acompanhar auditorias internas e externas que estejam relacionadas com aspectos contábeis;
Informar os dados contábeis aos órgãos e sistemas de controle e avaliação;
Efetuar a planificação das contas, com a descrição das suas funções e do funcionamento dos serviços contábeis;
Organizar os serviços contábeis quanto à concepção, planejamento e estrutura de material, bem como o estabelecimento de fluxogramas de processamento, cronogramas, organogramas, modelos de formulários e similares;
Zelar pela guarda dos materiais e equipamentos de trabalho;
Executar demais atividades inerentes às Ciências Contábeis e suas aplicações.
Requisitos:
Ensino superior no curso especifico com inscrição no órgão de classe da região e conhecimento básico em informática.
ANEXO III
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DENOMINAÇÃO DO CARGO: CONTROLADOR INTERNO
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Responsável pelo acompanhamento e controle dos registros contábeis e de todos os atos de gestão.
DESCRIÇÃO DETALHADA
- Acompanhar e controlar os registros contábeis;
- Acompanhar e controlar os atos de gestão entre eles os processos licitatórios, a execução de contratos, convênios e similares;
- Realizar o controle e guarda dos bens patrimoniais da Câmara, bem como do almoxarifado;
- Acompanhar e controlar os atos de pessoal, incluídos os procedimentos de controle de freqüência, a concessão e pagamento de diárias e vantagens e a elaboração das folhas de pagamento dos Vereadores e servidores;
- Acompanhar e controlar o uso, abastecimento e manutenção do veículo oficial, realizando os lançamentos em sistema próprio;
- Acompanhar e controlar o uso de telefone fixo e móvel;
- Acompanhar e controlar a execução da despesa pública em todas as suas fases (empenhamento, liquidação e pagamento);
- Acompanhar e controlar a observância dos limites constitucionais no pagamento dos vereadores e dos servidores da Câmara;
- Assinar os Relatórios de Gestão Fiscal, junto com o Presidente da Câmara;
- Realizar a fiscalização prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal;
- Zelar pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência da administração pública, no exercício das funções que forem de sua competência;
- Acometer a responsabilidade à autoridade responsável ou servidor que retardar injustificadamente a apresentação de respostas ao que for solicitado;
- Encaminhar à Mesa Diretora, através da Secretaria Administrativa, informações nos casos que demandem o exercício das funções fiscalizatórias;
- Realizar a organização e operação dos sistemas de controle interno;
- Zelar pela guarda dos materiais e equipamentos de trabalho;
- Executar demais atividades inerentes ao Controle Interno e suas aplicações.
Requisitos:
Ensino superior nos cursos específicos de Economia, Ciências Contábeis, Administração ou Direito e conhecimento básico em informática.
DENOMINAÇÃO DO CARGO: MOTORISTA
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Conduzir veículos de pequeno e médio porte, transportar materiais, pessoas, conforme solicitado, zelando pela sua segurança, respeitando e cumprindo a legislação e recomendações de direção defensiva.
DESCRIÇÃO DETALHADA
- Conduzir veículos de passeio e ou peruas, acionando os comandos necessários, respeitando as sinalizações de trânsito, transportando passageiros, funcionários, vereadores, malotes, materiais e outros objetos, percorrendo locais pré-estabelecidos, anotando quilometragem e os locais visitados, visando cumprir solicitação superior;
Zelar pelo veículo verificando nível de óleo, estado dos pneus, abastecendo-o de combustível, testando seu sistema elétrico e mecânico;
- Verificar calibragem de pneus, chave de roda, triângulo, suspensor hidráulico (macaco hidráulico), socorro, cinto de segurança, pisca alerta, seta, luz alta e baixa, luz de freio, luz de ré, luz estacionária, limpador de para-brisa, buzina, combustível, nível de óleo de freios, fitas, pastilhas em geral, amortecedores;
Executar serviço de transporte de materiais diversos, levando-os para em locais determinados a fim de atender determinações superiores;
Dirigir por diferentes percursos na cidade, transportando passageiros, observando as normas de trânsito, para manter a segurança dos mesmos;
Guiar por percurso programado, respeitando todas as leis de trânsito;
Verificar IPVA, seguro, placas dianteiras e traseiras e lacre, informando o superior imediato, sobre prazos, a fim de providenciar a devida regularização;
Observar as aparências internas e externas dos veículos e zelar pela conservação, mantendo-os sempre limpos e asseados;
Anotar no relatório diário de uso do veículo, a hora da partida, percurso, os passageiros, a hora de retorno à sede e demais ocorrências, exigidas em normas próprias do serviço público;
Obedecer às normas de trânsito, observando sinais, a fim de manter a segurança dos passageiros e das cargas;
Solicitar reparos e consertos nos defeitos dos veículos, encaminhando relatórios para o setor competente com vistas à preservação dos mesmos;
Obedecer sempre às leis e normas do trânsito;
Respeitar pedestres, ciclistas e motoqueiros;
Respeitar vias preferenciais, semáforos, faixas contínuas em pontes, viadutos, lombadas, curvas, trevos e outros;
Dirigir corretamente não forçando ultrapassagem nem obstruindo a passagem de outros veículos, nem fazendo manobras perigosas colocando em risco outras pessoas ou mesmo outros veículos;
Pagar as multas obtidas na condução do veículo;
Recolher o veículo após a jornada de trabalho, conduzindo-o à sede;
Zelar pela guarda dos veículos e equipamentos de trabalho;
Executar outras atividades compatíveis com a função.
Requisitos:
Ensino médio completo com CNH Categoria “D” ou “E”.
DENOMINAÇÃO DO CARGO: ZELADOR
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Executar serviços de limpeza. Limpar e zelar pelos materiais, equipamentos e utensílios diversos, de forma apropriada, a fim de agilizar os trabalhos. Auxiliar em eventos do Poder Legislativo.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Limpar e desinfetar banheiros;
Substituir toalhas, papéis e sabonetes;
Lavar panos usados na limpeza;
Coletar e depositar o lixo nas lixeiras;
Preparar e servir café, chá e água, quando solicitado;
Executar serviços de limpeza de vidraças, paredes, pisos, calçadas, salas, móveis, equipamentos, utensílios, louças, lixeiros, objetos de adorno, entre outros;
- Executar serviços de conservação e limpeza, varrendo, realizando capina, roçada e poda, utilizando ferramentas e utensílios adequados;
Fazer a limpeza de seu local de trabalho, varrendo, lavando com equipamentos e produtos adequados, com a finalidade de garantir a ordem e a segurança do mesmo;
Executar serviços de limpeza da cozinha: móveis, equipamentos, utensílios, louças, instrumentos e materiais utilizados, entre outros;
Confeccionar lista de materiais de limpeza, café, chás, leite e açúcar, sendo responsável pelo controle, armazenamento e prazo de validade dos produtos;
Remover, transportar e arrumar móveis, máquinas e materiais diversos;
Zelar pelos eletrodomésticos, máquinas à fins, mantendo-as sempre limpas e em perfeitas condições de uso;
Adequar os resíduos de forma seletiva, para os processos de reciclagem;
Observar as aparências internas e externas da sede da Câmara e zelar pela conservação, mantendo-as sempre limpas e asseadas;
Zelar pela limpeza, organização e manutenção das ferramentas, utensílios e materiais utilizados, a fim de tê-los sempre em condições de uso;
Zelar pela higiene pessoal;
Usar EPI – equipamento de proteção individual;
Auxiliar em eventos/reuniões e outros;
Prestar informações simples, pessoalmente ou por telefone, encaminhar visitantes, receber e transmitir recados;
Executar outras atividades compatíveis com a função.
Requisitos:
Ensino fundamental incompleto.