Resolução nº 22, de 27 de março de 2012
Dada por Resolução nº 22, de 27 de março de 2012
ANEXO II QUADRO DE PESSOAL DOS CARGOS EFETIVOS DA CÂMARA MUNICIPAL | |||||
NIVEL | QUANT. | DENOMINAÇÃO | CHS | REQUISITOS | |
4 | 1 | Advogado | 20 | Ensino superior no curso específico com inscrição na OAB e conhecimento básico em informática. | |
3 | 3 | Assistente Legislativo | 40 | Ensino médio de nível técnico completo em administração, contabilidade, recursos humanos, secretariado, gestão pública ou áreas afins, com conhecimento básico em informática. | |
2 | 3 | Auxiliar Legislativo | 40 | Ensino médio completo com conhecimento básico em informática. | |
4 | 1 | Contador | 40 | Ensino superior no curso especifico com inscrição no órgão de classe da região e conhecimento básico em informática. | |
4 | 1 | Controlador Interno | 40 | Ensino superior nos cursos específicos de Economia, Ciências Contábeis, Administração ou Direito e conhecimento básico em informática. | |
2 | 1 | Motorista | 40 | Ensino médio completo com CNH Categoria “D” ou “E”. | |
1 | 2 | Zelador | 40 | Ensino fundamental completo. | |
ANEXO III
ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS PERMANENTES DO QUADRO DE PESSOAL DO PODER LEGISLATIVO
DENOMINAÇÃO DO CARGO: ADVOGADO
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Executar tarefas na área jurídica nos procedimentos judiciais, administrativos, e legislativo e às relações da Câmara com outros poderes e entidades. Prestar assessoramento aos vereadores. Elaborar e emitir Pareceres. Procuradoria da Câmara.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Procuradoria da Câmara na defesa dos interesses institucionais, nas hipóteses em que esta detiver personalidade judiciária, representando judicialmente a Câmara em processos judiciais, como autora, ré ou interessada, com a elaboração das peças e petições judiciais, defesas e recursos judiciais;
Acompanhar as Ações Judiciais em todas as suas fases, requerendo seu andamento através das petições específicas, para garantir seu trânsito legal até a decisão final do litígio;
Comparecer as Audiências postulando na defesa da Câmara para pleitear decisão favorável;
Prestar assessoramento, consultoria e orientação em assuntos jurídico-administrativos a todos os órgãos da Câmara;
Fixar a interpretação da legislação a ser uniformemente seguida pelos órgãos;
Orientar as Comissões Permanentes ou Temporárias em matéria jurídico-legislativa;
Dar orientação jurídica a Presidência, Diretorias, Controle Interno, em relação a assuntos internos e externos da instituição;
Examinar, elaborar e emitir pareceres dos procedimentos administrativos, licitatórios, financeiros e controle interno da Câmara;
Elaborar e analisar documentos jurídicos, processos jurídicos, procedimentos administrativos, licitatórios, financeiros, pareceres, contratos, convênios, acordos, ajustes, petições, contestações, memoriais e editais;
Dar consultoria em matéria de licitação e contratos, servidores públicos, bem como outras matérias que digam respeito à administração do Legislativo;
Participar de processos disciplinares, sindicâncias e licitatórios quando requisitado;
Elaborar e emitir pareceres;
Zelar pela guarda dos materiais e equipamentos de trabalho;
Executar outras atividades compatíveis com a função.
Requisitos:
Ensino superior no curso especifico com inscrição na OAB e conhecimento em informática.
DENOMINAÇÃO DO CARGO: ASSISTENTE LEGISLATIVO
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Desenvolver serviços e assessorias técnico-administrativos de seu setor, redigir, receber, instruir, encaminhar documentos, expedientes e processos; elaborar e redigir pareceres, despachos, informações,ofícios, relatórios e editais; analisar e consultar documentos; realizar atendimento ao público. Podendo assumir responsabilidades por gestão de pessoas e processos.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Assistir o superior nos serviços técnicos e administrativos de seu setor para auxiliar no desenvolvimento do mesmo;
Receber documentos, expedientes e processos, analisando-os, redigindo pareceres, despachos, informações e ofícios para assinatura do superior, a fim de dar andamento aos mesmos;
Executar serviços administrativos, de controles e outros inerentes ao setor;
Controlar prazos ou datas de vencimento de documentos e outros;
Prestar informações via telefone e/ou pessoalmente, com o intuito de transmitir aos interessados, normas, procedimentos e condutas inerentes ao setor;
Participar de comissões de qualidade, de segurança, de licitações, disciplinares e outras inerentes à atividade administrativa;
Acompanhar e/ou participar de reuniões, emitindo, quando necessário, pareceres técnicos e administrativos, objetivando atender solicitação superior;
Elaborar em computador planilhas, relatórios e demais rotinas do setor;
Efetuar cálculos, conferências e emissão de documentos;
Informar processos administrativos;
Alimentar banco de dados em computadores;
Arquivar e organizar documentos;
Atender ao público;
Zelar pela guarda dos materiais e equipamentos de trabalho;
Executar outras atividades compatíveis com a função.
Requisitos:
Ensino médio de nível técnico completo em administração, contabilidade, recursos humanos, secretariado, gestão pública e áreas a fins, com conhecimento em informática.
DENOMINAÇÃO DO CARGO: AUXILIAR LEGISLATIVO
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Executar serviços administrativos auxiliares, classificando e distribuindo processos e documentos, digitando pareceres, despachos, informações e relatórios, efetuar controle de documentos, bens patrimoniais, dados funcionais, cadastros, preencher formulários, atualizando fichários, arquivos, e bancos de dados, efetuar levantamento de informações.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Receber os diversos tipos de documentos do setor, distribuindo-os, a fim de agilizar o andamento dos trabalhos;
Protocolar a entrada e saída dos documentos do setor, garantindo o controle do manuseio dos mesmos;
- Efetuar serviços administrativos, redigindo, digitando e arquivando documentos, preenchendo relatórios, formulários e emitindo listagens com a finalidade de consulta e de controle;
Providenciar requisição de materiais e encaminhar ao devido setor, para que sejam adquiridos;
Atualizar os fichários e arquivos, classificando os documentos, controlando a entrada e saída de expedientes e processos visando manter atualizado o fluxo de documentação do setor;
Manter organizados e atualizados fichários e outros, classificando documentos em ordem alfabética ou outro sistema para possibilitar controle dos mesmos;
Efetuar cálculos simples e conferências numéricas;
Operar equipamentos diversos;
Atender pessoas e chamadas telefônicas, anotando ou enviando recados;
Atender público interno e externo;
Localizar documentos em arquivos;
Auxiliar em eventos/reuniões e outros;
Auxiliar na conferência de dados;
Executar serviços auxiliares nas áreas de pessoal, finanças, compras, contabilidade, controles e cadastro;
Expedir certidões de funcionamento;
Zelar pela guarda dos materiais e equipamentos de trabalho;
Executar outras atividades compatíveis com a função;
Requisitos:
Ensino Médio completo com conhecimento em informática.
DENOMINAÇÃO DO CARGO: CONTADOR
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Organizar e executar os serviços de contabilidade da Câmara. Contabilizar as operações que traduzam a situação orçamentária, financeira e patrimonial do Poder Legislativo Municipal.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Orientar técnica e administrativamente a Contabilidade da Câmara;
Controlar as transações financeiras;
Orientar a classificação correta das despesas;
Planejar o sistema de registros e operações, atendendo às necessidades administrativas e legais, para possibilitar controle contábil e orçamentário;
Orientar os servidores sobre normas ou modificações da prática contábil;
Elaborar boletins de tributos, efetuados pelos bancos, visando sua conferência;
Efetuar verificação periódica do numerário e valores depositados em bancos, a fim de exercer rigoroso controle;
Executar os serviços de escrituração das operações inerentes à Contabilidade Pública, objetivando demonstrar a situação orçamentária, financeira e patrimonial da Câmara;
Elaborar balanços e balancetes exigidos, demonstração do movimento por contas ou grupos de contas, de forma analítica ou sintética;
Organizar, elaborar e encaminhar as prestações de contas, a serem julgadas pelo Tribunal de Contas;
Revisar e assinar documentos de uso da contabilidade, para maior controle e agilização do serviço;
Realizar atividades de programação orçamentária e financeira e acompanhamento da execução do orçamento, tanto física quanto monetariamente;
Organizar os fluxos de caixa e fazer programações das obrigações a pagar aos fornecedores, prestadores de serviços e terceiros em geral, visando agilização do serviço e controle;
Informar diligências baixadas pelo Tribunal de Contas dentro de sua responsabilidade Técnico-Profissional;
Assinar balanços e demonstrativos de contas, observando sua correta classificação e lançamento, verificando a documentação pertinente para atender a exigência legal e formal de controle;
Analisar aspectos financeiros, contábeis e orçamentários da execução de contratos, convênios, acordos e atos que geram direitos e obrigações, verificando a propriedade na aplicação de recursos repassados, analisando cláusulas contratuais, dando orientação aos executores, a fim de assegurar o cumprimento da legislação aplicável;
Analisar os atos de natureza orçamentária, financeira e patrimonial, verificando sua correção para determinar ou realizar auditorias e medidas de aperfeiçoamento de controle interno;
Apuração, cálculo e registro de custos, em qualquer dos sistemas ou concepção, processados de forma manual, mecânico, informatizado ou outro qualquer, para a finalidade a que se destine;
Realizar estudos de impacto orçamentário-financeiro;
Realizar controle, avaliação e estudo da gestão econômica, financeira e patrimonial;
Efetuar análise dos balancetes e balanços, do comportamento das despesas e das variações patrimoniais;
Participar e acompanhar auditorias internas e externas que estejam relacionadas com aspectos contábeis;
Informar os dados contábeis aos órgãos e sistemas de controle e avaliação;
Efetuar a planificação das contas, com a descrição das suas funções e do funcionamento dos serviços contábeis;
Organizar os serviços contábeis quanto à concepção, planejamento e estrutura de material, bem como o estabelecimento de fluxogramas de processamento, cronogramas, organogramas, modelos de formulários e similares;
Zelar pela guarda dos materiais e equipamentos de trabalho;
Executar demais atividades inerentes às Ciências Contábeis e suas aplicações.
Requisitos:
Ensino superior no curso especifico com inscrição no órgão de classe da região e conhecimento básico em informática.
DENOMINAÇÃO DO CARGO: CONTROLADOR INTERNO
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Responsável pelo acompanhamento e controle dos registros contábeis e de todos os atos de gestão.
DESCRIÇÃO DETALHADA
- Acompanhar e controlar os registros contábeis;
- Acompanhar e controlar os atos de gestão entre eles os processos licitatórios, a execução de contratos, convênios e similares;
- Realizar o controle e guarda dos bens patrimoniais da Câmara, bem como do almoxarifado;
- Acompanhar e controlar os atos de pessoal, incluídos os procedimentos de controle de freqüência, a concessão e pagamento de diárias e vantagens e a elaboração das folhas de pagamento dos Vereadores e servidores;
- Acompanhar e controlar o uso, abastecimento e manutenção do veículo oficial, realizando os lançamentos em sistema próprio;
- Acompanhar e controlar o uso de telefone fixo e móvel;
- Acompanhar e controlar a execução da despesa pública em todas as suas fases (empenhamento, liquidação e pagamento);
- Acompanhar e controlar a observância dos limites constitucionais no pagamento dos vereadores e dos servidores da Câmara;
- Assinar os Relatórios de Gestão Fiscal, junto com o Presidente da Câmara;
- Realizar a fiscalização prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal;
- Zelar pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência da administração pública, no exercício das funções que forem de sua competência;
- Acometer a responsabilidade à autoridade responsável ou servidor que retardar injustificadamente a apresentação de respostas ao que for solicitado;
- Encaminhar à Mesa Diretora, através da Secretaria Administrativa, informações nos casos que demandem o exercício das funções fiscalizatórias;
- Realizar a organização e operação dos sistemas de controle interno;
- Zelar pela guarda dos materiais e equipamentos de trabalho;
- Executar demais atividades inerentes ao Controle Interno e suas aplicações.
Requisitos:
Ensino superior nos cursos específicos de Economia, Ciências Contábeis, Administração ou Direito e conhecimento básico em informática.
DENOMINAÇÃO DO CARGO: MOTORISTA
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Conduzir veículos de pequeno e médio porte, transportar materiais, pessoas, conforme solicitado, zelando pela sua segurança, respeitando e cumprindo a legislação e recomendações de direção defensiva.
DESCRIÇÃO DETALHADA
- Conduzir veículos de passeio e ou peruas, acionando os comandos necessários, respeitando as sinalizações de trânsito, transportando passageiros, funcionários, vereadores, malotes, materiais e outros objetos, percorrendo locais pré-estabelecidos, anotando quilometragem e os locais visitados, visando cumprir solicitação superior;
Zelar pelo veículo verificando nível de óleo, estado dos pneus, abastecendo-o de combustível, testando seu sistema elétrico e mecânico;
- Verificar calibragem de pneus, chave de roda, triângulo, suspensor hidráulico (macaco hidráulico), socorro, cinto de segurança, pisca alerta, seta, luz alta e baixa, luz de freio, luz de ré, luz estacionária, limpador de para-brisa, buzina, combustível, nível de óleo de freios, fitas, pastilhas em geral, amortecedores;
Executar serviço de transporte de materiais diversos, levando-os para em locais determinados a fim de atender determinações superiores;
Dirigir por diferentes percursos na cidade, transportando passageiros, observando as normas de trânsito, para manter a segurança dos mesmos;
Guiar por percurso programado, respeitando todas as leis de trânsito;
Verificar IPVA, seguro, placas dianteiras e traseiras e lacre, informando o superior imediato, sobre prazos, a fim de providenciar a devida regularização;
Observar as aparências internas e externas dos veículos e zelar pela conservação, mantendo-os sempre limpos e asseados;
Anotar no relatório diário de uso do veículo, a hora da partida, percurso, os passageiros, a hora de retorno à sede e demais ocorrências, exigidas em normas próprias do serviço público;
Obedecer às normas de trânsito, observando sinais, a fim de manter a segurança dos passageiros e das cargas;
Solicitar reparos e consertos nos defeitos dos veículos, encaminhando relatórios para o setor competente com vistas à preservação dos mesmos;
Obedecer sempre às leis e normas do trânsito;
Respeitar pedestres, ciclistas e motoqueiros;
Respeitar vias preferenciais, semáforos, faixas contínuas em pontes, viadutos, lombadas, curvas, trevos e outros;
Dirigir corretamente não forçando ultrapassagem nem obstruindo a passagem de outros veículos, nem fazendo manobras perigosas colocando em risco outras pessoas ou mesmo outros veículos;
Pagar as multas obtidas na condução do veículo;
Recolher o veículo após a jornada de trabalho, conduzindo-o à sede;
Zelar pela guarda dos veículos e equipamentos de trabalho;
Executar outras atividades compatíveis com a função.
Requisitos:
Ensino médio completo com CNH Categoria “D” ou “E”.
DENOMINAÇÃO DO CARGO: ZELADOR
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Executar serviços de limpeza. Limpar e zelar pelos materiais, equipamentos e utensílios diversos, de forma apropriada, a fim de agilizar os trabalhos. Auxiliar em eventos do Poder Legislativo.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Limpar e desinfetar banheiros;
Substituir toalhas, papéis e sabonetes;
Lavar panos usados na limpeza;
Coletar e depositar o lixo nas lixeiras;
Preparar e servir café, chá e água, quando solicitado;
Executar serviços de limpeza de vidraças, paredes, pisos, calçadas, salas, móveis, equipamentos, utensílios, louças, lixeiros, objetos de adorno, entre outros;
- Executar serviços de conservação e limpeza, varrendo, realizando capina, roçada e poda, utilizando ferramentas e utensílios adequados;
Fazer a limpeza de seu local de trabalho, varrendo, lavando com equipamentos e produtos adequados, com a finalidade de garantir a ordem e a segurança do mesmo;
Executar serviços de limpeza da cozinha: móveis, equipamentos, utensílios, louças, instrumentos e materiais utilizados, entre outros;
Confeccionar lista de materiais de limpeza, café, chás, leite e açúcar, sendo responsável pelo controle, armazenamento e prazo de validade dos produtos;
Remover, transportar e arrumar móveis, máquinas e materiais diversos;
Zelar pelos eletrodomésticos, máquinas à fins, mantendo-as sempre limpas e em perfeitas condições de uso;
Adequar os resíduos de forma seletiva, para os processos de reciclagem;
Observar as aparências internas e externas da sede da Câmara e zelar pela conservação, mantendo-as sempre limpas e asseadas;
Zelar pela limpeza, organização e manutenção das ferramentas, utensílios e materiais utilizados, a fim de tê-los sempre em condições de uso;
Zelar pela higiene pessoal;
Usar EPI – equipamento de proteção individual;
Auxiliar em eventos/reuniões e outros;
Prestar informações simples, pessoalmente ou por telefone, encaminhar visitantes, receber e transmitir recados;
Executar outras atividades compatíveis com a função.
Requisitos:
Ensino fundamental incompleto.